Sobre a Strauss

A Strauss nasceu na região conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina. Uma localidade formada por cidades com colonização europeia que ainda guarda características e tradições marcantes dos países desse continente. Uma dessas tradições é a fabricação artesanal do cristal a sopro. Surgida nesse cenário, a Strauss rapidamente se transformou em uma das principais marcas de cristais finos e feitos à mão, o que elevou o Brasil a níveis internacionais nesse segmento. Desde dezembro de 2017, passou a fazer parte do Grupo Oxford. Todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, referências no mercado nacional e mundial.

Slider

A verdadeira perfeição artesanal

Como um artista que monta sua tela e escolhe sua tinta, o mestre vidreiro colhe o cristal incandescente do refratário e começa a preparação para moldá-lo. Mais do que técnica, é preciso talento, paciência e inspiração. O artesão manuseia o material e, através do sopro, modela o bojo de uma taça. Depois, acontece a colocação da haste e da base. Por fim, o corte e o lixamento. E está pronta a sua tela. Ou, simplesmente, sua taça. Todo o processo é altamente especializado. Cada pessoa cuida de uma etapa da produção, de acordo com sua expertise.

E essa expertise que os faz artistas não é adquirida do dia para a noite. Um mestre vidreiro precisa de longos cinco anos de treinamento para aprender todas as fases de produção e conhecer todos os segredos da transformação de uma bola incandescente numa taça perfeitamente transparente, com forma impecável.

 

 

Se a peça for de cristal colorido, conhecido como overlay, o trabalho é ainda mais elaborado. Para confeccionar uma taça overlay são necessárias duas camadas de cristal, uma transparente e outra colorida. Unir as duas com uniformidade e beleza, é uma arte única.

A arte da lapidação

A lapidação das peças é outro espetáculo à parte. É a pincelada final que completa algumas dessas obras de arte. Certas lapidações podem demorar 40 minutos para serem executadas. E alguns modelos de taças podem levar até 6 horas para passar pelo processo todo de fabricação.

Tenha a mais absoluta certeza de que, ao ter em mãos os produtos Strauss, você está olhando para verdadeiras obras de arte, moldadas com o talento e o cuidado de um trabalho artesanal impecável.

 

A fábrica da Strauss, localizada em Pomerode (SC) pode ser visitada até às 11h da manhã. A fábrica fica localizada na Avenida 21 de Janeiro, número 3540, no Centro de Pomerode.